RSS
 

Arquivo para novembro 3rd, 2014

Para economizar água: iWater

03 nov

iWaterUm aplicativo para ajudar a economizar água foi construído por um estudante de apenas 16 anos, Victor Capilé, de 16 anos, desenvolveu o iWater, e explicou que o aplicativo além da contagem da água retirada também traz informações e curiosidades sobre os recursos hídricos no mundo promovendo uma consciência maior sobre a água.

Ele disse a reportagem de um portal: “Acredito que a falta de água ainda pode desencadear guerras se não fizermos alguma coisa. Então decidimos levar o projeto adiante, porque as pessoas precisam ter essa conscientização”, conforme o Terra.

O aplicativo pe gratuito e foi criado para uma feira de ciências da Escola Garriga de Menezes no ano passado e está disponível na internet no endereço iwater.capile.net.

O estudante envolveu os colegas da escola, e agora os alunos estão trabalhando para aprimorar o app e começaram uma arrecadação de fundos para disponibilizar uma versão para smartphones em sites das diversas linhas de aparelhos. 

Há outros aplicativos, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo criou um aplicativo Nossa Água, desenvolvido pelo Instituto Akatu e a Federação Brasileira de Bancos, para o consumo consciente da água, que permite também calcular o consumo e projetar o desconto que pode obter na conta de água.

A Organização das Nações Unidas prevê que a população do planeta precisará algo em torno de 40% a mais de água até 2030 e que o consumo inadequado e exagerado poderá produzir uma crise generalizada por que a conscientização só existe em momento de crise e os brasileiros ainda estão distantes dos problemas ecológicos e climáticos.