RSS
 

Arquivo para novembro 12th, 2014

Sonda pousa em cometa

12 nov

aRosettaEnviada a 10 anos atrás para entrar em orbita do sistema solar, a Sonda Rosetta liberou o módulo chamado de Philae, que pousou com sucesso no cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, onde deverá ficar nos próximos meses mandando dados sobre o corpo celeste, anunciou ontem a Agência Espacial Européia (ESA).

A agência de sua sede em Darmstadt, na Alemanha, anunciou ontem as 16h02 (9h02 de Brasília): “estamos no cometa” o que causou grande euforia no centro de controle.

O fato é inédito na história do homem, e os cometas podem trazer dados da origem dos sistemas solares, sobre a origem do universo e até mesmo sobre a origem da vida.

Após análise da telemetria (os dados viajam pelo sistema solar e levam quase 30 minutos para chegar na terra), percebeu-se que os arpões que fixam a sonda no cometa não dispararam num primeiro momento, e esta fixação pode fazer a sonda se desprender antes de realizar todas as medidas e ensaios desejados, mas talvez o problema seja revertido.

Os cometas viajam em velocidades muito altas no sistema solar, o /P indica um cometa é periódico, com período orbital menor a 200 anos, o que tornam os calculos um pouco mais simples para o pouso, mas mesmo assim é como pousa uma mosca numa bala de canhão.

 

Bibliotecas mais belas do mundo

12 nov

BibJoaninaA Biblioteca Joanina é uma biblioteca do século XVIII, construída em memória de D. João V (1707-1750), pai de D. João VI que migraria para o Brasil, ela está situada no Palácio das Escolas da Universidade de Coimbra, no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Foi o próprio D. João V que patrocinou a sua construção, e cujo retrato de autoria de Domenico Duprà (1725), domina o espaço central da Biblioteca.

A biblioteca contém muitos livros do século XV quando a imprensa começou a produzir os primeiros livros impressos, mas de fato só começou a receber os primeiros livros depois de 1750, e atualmente o seu acervo  tem cerca de 55 mil livros.

Um fato curioso é que como a Universidade de Coimbra possuía autonomia (isto não é novo portanto), desde 1541 tinha autonomia jurídica, e assim a Universidade possuir Juiz, Guarda e Prisão que anteriormente não ficava na Biblioteca.

Foi só em 1773 que foi transferida para o edifício da Biblioteca Joanina que recuperou e incorporou  os restos do que fora o antigo cárcere do Paço Real e que documentam a única cadeia medieval que ainda existe em Portugal.