RSS
 

Arquivo para outubro 6th, 2016

Premio Nobel da Fisica 2016

06 out

Prêmio Nobel de Física de 2016 foi concedido,fisicos ex aequo, para David J. Thouless, de um lado, e F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterliz, de outro, por revelarem os “segredos exóticos da matéria”.

Ex aequo, quer dizer “com igual mérito”, por que a descoberta de 1972 não foi tão valorizada, entretanto, Kosterlitz e Thouless identificaram um tipo de transição de fase curioso em sistemas bidimensionais que hoje pode dar sequencia ao uso quântico de materiais, para os quais estes “defeitos” são fundamentais.

Anos depois, em 1980, F. Duncan M. Haldane estudou métodos teóricos para descrever fases da matéria que não podem ser identificadas por uma certa ruptura de simetria, mas explicava o de alguns gases eletrônicos quando estudados seu comportamento bidimensional.

Estas aplicações são alguns tipos de ímãs e de fluidos supercondutores e superfluidos, e também entender o funcionamento quântico de sistemas unidimensionais a temperaturas muito baixas.

Estes comportamentos estudados poderão ser muito úteis com uso de matéria em condições extremas, e depois foram confirmados por experimentos e poderão ter aplicações na ciência dos materiais e na eletrônica do futuro.