RSS
 

Arquivo para outubro 7th, 2016

Os leprosos na hermenêutica  Bíblica

07 out

Exclusão não é também da atualidade, ela está em toda históriaoportunista humana, também é tema de filósofos como Hanna Arendt em “A condição humana”, o homo saccer de Giorgio Agamben, o lumpenproletariat de Karl Marx, prefiro simplesmente chamar de invisibilidade, o povo simples das periferias humanas, os matutos dos sertões, os drogados, e de certa forma muitas etnias presentes nas realidades mundiais, agora os refugiados.

Na Bíblia eram os leprosos, hoje conhecida por este outro nome hanseníase, é apenas uma doença que tem como portador um micróbio contagioso, mas no tempo bíblico era alguém sumariamente excluída, estavam isoladas famílias inteiras, deviam tocar sinos ao aproximar- se das pessoas, e somente um homem audacioso se aproximaria deles, Jesus o fazia.

Devido à facilidade de contagio, através do ar, e a ausência de um tratamento na época de Jesus, esta doença era comum. Devido à descoberta de tratamento de cura da Hanseníase, passou hoje a ser vista de forma diferente e com menos discriminação. Os antigos Leprosários que existiam e isolavam famílias inteiras, estão hoje desativados.

O evangelho de Mateus (MT 8,1-4) narra a cura de leprosos, mas também pode-se encontrar no Antigo Testamento estas narrativas, mas o que estas narrativas revelam.

Esta narrativa responde a pergunta que fazemos ainda nos dias de hoje para outros tipos de exclusão: como chegamos a isto, terão cura, mas primeiro o que significa “ser leproso”.

Os fundamentalistas dirão: se quer ter cura aproxima-se de Jesus, mas a Bíblia narra o inverso é Jesus que se aproxima deles, que não tem medo do “contagio” que eles possam causar, é triste observar que muitas vezes círculos fechados excluem com mais facilidade.

A hermenêutica, portanto é esta, não esperar a “cura” ou a “purificação” para aproximar-se dos excluídos, eles desejam esta aproximação, mas foram tantas vezes rejeitados, ofendidos, desrespeitados como pessoa humana, que não tem força para pedir isto, é curioso que quando pedem a cura a Jesus estão em número de 10 (Lc 17,11-19), porque em maior número talvez tenham tido força.

São Francisco “dizia procure um leproso para beijá-lo”, como sua exegese, o mundo de hoje não suporta mais qualquer tipo de exclusão, é isto dizem inúmeros movimentos sociais, mas continuaremos a excluir pessoas, etnias e grupos sociais “impuros”.