RSS
 

Arquivo para dezembro 14th, 2015

COP21: um acordo não basta

14 dez

A maioria dos presidentes (alguns em plena campanha, como nosCop21Final EUA e França) comemoraram e prometeram cumprir o acordo alcançado na COP21, mas será que vão realmente cumprir o acordo, qual a punição para quem não cumprir ?
O acordo determinou os 195 países signatários ajam para que temperatura média do planeta sofra uma elevação “muito abaixo de 2°C”, mas “reunindo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C”, com alguns países com metas difíceis de acreditar que cumprirão.
O acordo descrito em 11 páginas e uma “decisão” com mais 20.
Mas o documento deverá entrar em vigor em 2020, com as 186 contribuições nacionais contra as mudanças do clima já apresentadas, serão diferenciadas e com ajuda aos países mais pobres.
Para isto o acordo prevê uma verba de US$ 100 bilhões por ano para os países em desenvolvimento, a partir de 2020.
Mas os países podem rever sua participação por um mecanismo chamado de “reporte e de prestação de contas transparente”, e então ir renovando os compromissos nacionais para conseguir chegar ao objetivo de que a temperatura não aumente mais de 2 graus.
As metas que muitos países propuseram são audaciosas, mas só serão cumpridas se a opinião pública pressionar e cobrar, sabemos que na hora de pôr a mão no bolso, não pagam a conta.