RSS
 

Arquivo para dezembro 29th, 2015

Um 2015 para esquecer, nem tudo

29 dez

Não podemos esquecer ainda que seja de triste lembrança, as BrasiliaNegracorrupções ainda mal punidas, o desastre de Mariana e agora no final do ano para completar: o descaso com a saúde no Rio de Janeiro.

 

Mas queremos esquecer o desastre econômico de 2015, queda brutal no PIB, perda de alguns direitos trabalhistas (foi aprovada a aposentadoria aos 75 anos e a previdência está quebrada, para onde foi o dinheiro que pagamos e pagamos muito), a inflação acima de 10% que deve continuar este ano e a comédia política que assistimos nas duas casas: Senado e Câmara Federal, com direito ao líder do governo sair preso.

 

A economia é o ponto mais sensível, o ministro Levy até que tentou equilibrar as contas, mas não o deixaram, disparou quando saiu: “Nunca entendi porque o governo só fala de fiscal. Desde que entrei, até antes, sempre falei de um conjunto de reformas para mudar a economia. Se não mudar a economia, vamos continuar patinando.”

 

Afirmou ser necessário um conjunto de reformas, mas que o governo não sabia quais dessas reformas deve fazer, a própria troca de ministro opostos na filosofia é um sinal.

 

Então o que esperar: um ano mais duro, mas esperamos que ao menos sirva para um 2017 mais ameno, se a única política que o governo tem é gastar mais, será um desastre.

 

E o impeachment, também é um sinal duro, os presidentes das duas casas e a própria presidente tem possibilidade de ser impedido, se contarmos que a suprema corte também está perdendo credibilidade, o quadro do país é monstruoso, mas há os otimistas.

 

Os otimistas ou ficam na credulidade religiosa “ter esperança” sem explicar, ou dizem a crise passou e agora vamos começar a retomar o crescimento, sem qualquer sinal mínimo disto.