RSS
 

Arquivo para dezembro 15th, 2015

Dia do arquiteto e urbanista

15 dez

Já fizemos alguns posts sobre arquitetura, mas hoje no dia do urbanismoFuturoarquiteto e urbanista, queria falar especialmente de Frank Lloyd Wright, cujas frase: “Todo grande arquiteto é – necessariamente – um grande poeta. Ele deve ser um grande intérprete original do seu tempo e da sua idade”, me inspirou e me emocionou.

 

Li num artigo publicado no Huffington Post como The Architecture of the Future is Far More Spectacular than You Could Imagine, o futuro está mais próximo do que poderíamos pensar, onde vários projetos corresponde a próxima geração, mas aqui comento alguns.

Entre pontes hipnóticas, edifícios giratórios e outras entre 14 tendências escolhi quatro, que me impressionaram e que julgo viáveis para as próximas décadas.

 

A primeira é uma concepção de parque fechado, em concurso proposto pelo Instituto Strelka em novembro de 2013, para projetar o Zaruadye Park em Moscou e o vencedor foi Diller Scofidio + Renfro (em colaboração com Hargreaves Associates e Citymakers), algo baseado numa teoria de “Urbanismo Selvagem”, ou um conceito de uma “paisagem híbrida, onde o natural e o construído coabitam para criar um novo espaço público.”

.
Como fã de tecnologia e principalmente das ecológicas, o projeto que parece uma ficção científica, e segundo CNN em reportagem de 2013 criou uma “ilusão de invisibilidade será alcançada com um sistema de fachadas em LED de alta tecnologia que utiliza uma série de câmeras que enviará imagens em tempo real para a superfície reflexiva do edifício” , informou a empresa stpmj, criadora do projeto.

O terceiro é um projeto que procura harmonizar as formas humanas com o poder das plantas, criado pelo escritório arquitetura AZPA (Alejandro Zaera-Polo Arquitectura) planejou usar a usina Wedel Vattenfall na Alemanha em um novo complexo industrial, construindo a partir das instalações anteriores e envolvido com uma pele ondulada de plantas trepadeiras.

.

O escritório usou plantas para criar uma bainha de trepadeiras para absorver as emissões de CO2 e imaginou em 2013, como “uma tentativa de resolver o conflito entre a ecologia e o ambiente criado pelo homem.”

 

O último é o ganhador de um prêmio da 15 ª edição do Programa Jovens Arquitetos (YAP), promovido pelo Museu de Arte Moderna e MoMA PS1, chamado de “torre circular de tijolos orgânicos e reflexivos” projetada pelo The Living – chamada de “Hy-Fi” (sim com y).