RSS
 

Arquivo para dezembro 7th, 2015

Advento, o que vem vindo ?

07 dez

Para os cristãos, ao menos os de origem latina e romana que vem dos JesusMeninoséculos II e III da era cristã, este é o período da espera de algo que vem: o advento.
Advento um substantivo masculino com etimologia latina, que vem do termo adventum, que significa a vinda ou chegada de algo ou alguém, para nós é a vinda de um menino Deus e que foi também home: Jesus, nele o humano e o sagrado dividem a mesma pessoa.
A palavra advento também pode significar fundação ou criação, de alguma coisa, como por exemplo: advento da internet, advento da República ou agora do processo de impeachment.
Isto nada tem a ver com papai Noel, quando um duende de Natal, tornou-se uma figura vestida de vermelho, em 1920 a Coca-Cola Cola® começou uma campanha publicitária com anúncios relacionado a figura de Santa Claus (o Papai Noel americano) com impressões em revistas como o Saturday, que faziam propaganda da famosa bebida.
Também a data é controversa, pois há indícios que esta data comemoraria o solstício (o Verão), mas na verdade no hemisfério norte é o período de inverno, por isto é contraditório.
Para o cristianismo significa o cumprimento de uma promessa, a vinda do Messias, do salvador, não como um herói convencional ou um libertador político, mas alguém que trouxe uma coisa nova para a humanidade, a vida dos relacionamentos, a vida trinitária: eu, o Outro e a presença de Deus entre nós, o Emanuel, que é justamente a vinda de Jesus.
Os que não são cristãos também sentem este clima, ainda que em tempos conturbados, fim de uma época (a modernidade) e início de um novo tempo, que tempo é este ? o da relação.
As novas mídias, o mundo mundializado, a terra-pátria tem tudo a ver com isto, que venham !