RSS
 

Arquivo para dezembro 31st, 2015

Esperança vem de esperançar

31 dez

Enquanto o “The Economist” analisa a provável hecatombe do Brasil BrazilFallpara 2016, fundamentalistas religiosos e políticos falam de esperança, esperem …. e verão.

 

Paulo Freire que foi entusiasta da perspectiva brasileira, explicou o que é esperança: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” (Paulo Freire).

 

Mas o que é o Outro Modo é fazer com os outros, os diferentes de nós, não apenas a “nossa turma”, muitos desejaram unir o povo em torno de um projeto, infelizmente o que assistimos é uma bela teoria, que promete muito e faz pouco.

 

O pouco é a esmolinha para os brasileiros famélicos, porem qual o custo disto tudo ?

 

A sociedade parece não estar disposta a pagar, e a minoria branca de olhos azuis (não sei se é bem assim) a que é achincalhada nas ruas e chamada depois a cooperar e dialogar, de onde virão os tais investimentos? Não sou desta opinião, mas o diálogo não houve.

 

Ironicamente agora ameaçam os direitos dos trabalhadores, mais taxas e mais impostos, e pior numa economia aos frangalhos, isto pode ser ainda pior com juros altos e impostos.

 

Sim temos esperança, mas é hora de agir, os que se calam e os cumplices pagarão um preço alto, infelizmente muita gente boa por inocência ou análise política equivocada.

 

Feliz 2016, mas proteja-se, nada de dinheiro de crédito, de dívidas altas e especulações.