RSS
 

Arquivo para dezembro 16th, 2015

Cinismo e escárnio, justiça unilateral

16 dez

A única possibilidade de justiça é aquela que contempla a todos, e trata aNaFormaDaLei todos iguais, é neste sentido que devemos entender o pronunciamento na declaração de voto da ministra do supremo Carmem Lucia que afirmou começando pela “esperança que venceu o medo”, frase na primeira eleição de Lula e terminou no em “o escárnio venceu o cinismo”.

 

Entendamos as duas palavras, o cinismo é aquele que a pessoa apesar de toda a roubalheira, desmandos e mentiras que acontecem na vida pública, afirma que não houve delito algum.

Já o escárnio merece uma explicação mais profunda, podemos ver em um dos dicionários: “o que é feito ou dito com intenção de provocar riso ou hilariedade acerca de alguém ou algo; caçoada, troça, zombaria”, mas de quem zombam não uns dos outros, mas de nós do povo.

 

Quando diversas pessoas ligadas a cúpula de um partido, pessoas que foram tesoureiro, chefes de gabinetes, tesoureiros de campanha e até mesmo pessoas com ligações íntimas com os presidentes estão presos, e continuam afirmar que nada tem a ver com isto, este é o cinismo.

 

O escárnio, que foi a propósito da prisão do líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral, em atitude de “zombaria” dizer que tinha ministros do supremo no bolso, e que poderia negociar com eles.

 

A maior ironia disto tudo é quem aceitou a denúncia, com quem o governo teria tentado um acordo, é o presidente da Câmara Federal , de quem pode-se afirmar o cinismo e o escárnio.

 

Pretender fazer uma opção neste caso, é decidir entre dois delitos, neste caso, não há delito menor, os dois afetaram, afetam e afetarão profundamente a nação, espera-se punição.