RSS
 

Arquivo para agosto 2nd, 2013

Segurança e privacidade nas redes sociais

02 ago

Segurança e privacidade não são a mesma coisa, na verdade muitas vezes segurançaPrivacidadSegurança (que governos e empresas querem)  podem trabalhar contra a privacidade (que o usuário quer), veja o caso Snowden.

A segurança fundamentalmente depende das empresas que disponibilizam redes sociais e  dos governos, aqui não se exclui ninguém, que deveriam reconhecer os direitos dos cidadãos.

O direito a privacidade é algum de toda a vida humana, não apenas das redes sociais, já pensou em alguém abrir uma carta sua, mesmo que fosse alguém da família ?

A privacidade é antiga nas redes sociais, há dois anos, nas redes sociais os usuários tinham uma opção de chave criptográfica chamada TLS (Transport Security Layer),  que pode ser claramente vista com o aparecimento do “https” no endereço da Web,  a URL dos browsers.

A TLS é a sucessora do SSL (Secure Sockets Layer), ele é um sistema de chaves “públicas” de criptografia para assegurar mais privacidade na troca de dados nas duas pontas da conexão.

Todos que trabalham na área estão conscientes que há muito trabalho a fazer, mas o primeiro será conscientizar os usuários que eles tem como manter sua privacidade, organizando os critérios de publicação e visibilidade de suas mensagens e depois usando técnicas adequadas.