RSS
 

Arquivo para agosto 19th, 2013

Privacidade foi violada, diz auditoria

19 ago

São as conclusões iniciais de uma auditoria interna, e segundo notícia do Washington Post, da semana passada, a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) “tem violado as regras de privacidade e excedeu sua autoridade milhares de vezes por ano desde 2008, principalmente por meio de vigilância não autorizada de metas de inteligência americanos e estrangeiros em os EUA”.

A auditoria interna, datada de maio de 2012, verificou 2.776 incidentes ou violações nos quais muitos foram feitos sem qualquer “ordem da corte americana” garante o jornal da capital.

A auditoria é particularmente comprometedora do governo americano, post afirma que várias ações de vigilância foram feitas com anuência do governo.

As empresas Google, Facebook e Microsoft agora afirmam negar o “acesso irrestrito” ao governo americano, mas claramente cooperaram anteriormente.

Chamados a dar explicações, os representantes das gigantes da internet, participaram de umaViolaçõesEUA audiência pública no Senado, na última quinta-feira e declararam: “Não houve nenhum acesso em grande escala”, defendeu a empresa Bruno Magrani, gerente de relações governamentais do Facebook, dizendo que foram apenas 0,00002% das informações solicitadas ao Facebook, foram as solicitadas diretamente pelo governo dos EUA.

O governo pode negar, mas a vigilância acontece, e em especial no Brasil, não por sermos considerados “especiais” para os EUA, mas porque somos um grande hub na rede mundial.