RSS
 

Arquivo para agosto 29th, 2013

USP e UNICAMP lançam video-aulas

29 ago

A Universidade Estadual de Campinas desenvolveu eAulaso e-Unicamp, um projeto educacional com o intuito de impulsionar o uso de tecnologias que permitam “disseminar o conhecimento a todos de forma simples e gratuita”.

O conteúdo do Portal tem licença do Creative Commons, que são as condições de uso gratuito e garantia de direitos autores e é regido condições estabelecidas pela Lei 9.610/98 dos direitos autorais no país.

A oferta, a consulta e o uso dos materiais didáticos disponibilizados não gera nenhuma  espécie de contrato entre o Portal e-Unicamp e quem o utiliza.

Este oferecimento, já é uma tendência mundial (como o OpenSourceWare do MIT) que visa dar maior visibilidade das instituições públicas com a comunidade, onde os seus conteúdos didáticos das disciplinas são oferecidos em vários formatos.

O site lançado em 19 de abril deste ano tem o acesso livre ao que é publicado e são disponibilizados materiais das áreas de exatas, humanas e biológicas.

A Universidade de São Paulo tem um projeto semelhante, chamado e-aulas, mas o uso é restrito ao “Código de ética da USP” e aos “Princípios éticos para o Uso de Computadores da USP” sendo que os conteúdos podem ser vistos no site eaulas.usp.br.