RSS
 

Arquivo para agosto 12th, 2013

Conjectura de Goldbach é solucionada

12 ago

O problema do logicismo é importante porque é parte do pensamento ainda corrente na literaturaHaraldGoldbach científica dos dias de hoje, as vezes até apresentada como novidade, mas que foi debate no início do século passado na Universidade de Viena, por isto ficou conhecido como Circulo de Viena, também é dela que partiram as correntes neopositivismo, uma revisão do pensamento positivista de Augusto Comte, já naquela época em decadência.

O circulo desenvolveu-se entre 1922 a 1936, dele fizeram parte nomes como Karnap, Kurt Gödel e W. V. Quine, mas o grupo se dissolveu durante a segunda guerra mundial.

A ele estava relacionados os problemas da lógica, e o Teorema da Incompletude de Gödel, segundo o qual todo sistema contém alguma negação e necessita de um “árbitro externo” e o último teorema de Fermat e a Conjectura de Goldbach faziam parte das conversas devido aos problemas lógicos ali tratados.

A Conjectura de Goldbach foi anunciada numa carta a Euler, em junho de 1742 quando ele propôs:

    Todo número par maior que 2 pode ser escrito como soma de três números primos

Euler se interessou pelo problema e ampliou a conjectura:

   Todo número maior que 2 pode ser escrito como a soma de dois primos.

As provas eram feitas calculando o número exaustivamente, conhecido em matemática como método da força bruta, em 1938, N. Pipping testou todos os números até 105.

Agora o peruano Harald Andrés Helfgott afirma ter provado em artigo submetido em 13 de maio de 2013, pela Cornell University, e as revisões iniciais indicam que o resultado é válido.