RSS
 

Arquivo para agosto 15th, 2013

Capitalismo, bolsas e tecnologia

15 ago

O raciocínio não é imediato, mas é claro que algo dentro deTechMoney uma sociedade cuja mola propulsora é o capital e não o bem estar dos cidadãos, falar de bolsa de valores e da “saúde” da sociedade (capitalista) é sempre o assunto, em especial nas rodas econômicas, e, raramente nas rodas tecnológicas.

O certo é que as bolsas estão respirando, em meio a uma crise sistêmica ainda intensa,  a bolsa de Londres subiu 0,57%, Frankfurt ganhou 0,68% e Paris avançou 0,51%, fechando na máxima da sessão, todo mundo sabe que o fim do túnel está longe, mas é um alívio (Fonte: Dow Jones Newswires).

Quem tem ajudado são empresas de grande porte da tecnologia, as ações da Apple subiram 4,75% na terça-feira e Carl Icahn que é investidor na área, escreveu no seu Twitter que a empresa de micro-blog “tem atualmente uma grande posição” em ações e acredita que a companhia está “extremamente subvalorizada”.

O diretor executivo-chefe da Apple, Tim Cook, afirmou que sua empresa também tem boa saúde, e no Dow Jones a Hewlett-Packard (+2,09%) liderou os ganhos enquanto grandes empresas de outros setores como a Alcoa (-1,33%) e J.C. Penney (-3,72%) foram os grandes destaques na queda.

O pioneiro em analisar especificamente a influencia da tecnologia foi Joseph Schumpeter que colo processo de inovação no centro de suas teorias de desenvolvimento, com a evolução econômica se caracterizando por rupturas e descontinuidades com a situação presente se devendo à introdução de novidades na maneira de o sistema funcionar, isto é como as inovações influenciam o processo.

Discípulo de Schumpeter, Clayton M. Christensen escreveu “O dilema da Inovação” (1997), onde fala de tecnologias disruptivas, aquelas que impactam o mercado.

Mas desde que o homem é homem, a tecnologia faz parte de sua história, e economistas como Adam Smith sabiam que a tecnologia é fundamental para criar riqueza, embora destacasse que as fontes de inovação tecnológica eram “os homens que trabalhavam com as máquinas e descobriam maneiras engenhosas de melhorá-las, bem como os fabricantes de máquinas” (A Riqueza das nações).

Karl Marx escreveu uma série de cadernos sobre a história da tecnologia e quem acha que ele desprezava este aspecto da economia leia “A maquinaria e a grande indústria” presente em sua obra principal “O capital”.