RSS
 

Arquivo para junho, 2012

Novos processadores AMD

30 jun

Segundo Ronaldo Miranda, gerente-geral da empresa no Brasil, em evento realizado em São Paulo segundo o Portal G1, a nossa linha de processadores AMD chamada “Trinity”, chega ao Brasil no segundo semestre e os preços dos aparelhos com o chip devem ficar entre R$ 1,3 mil e R$ 2 mil, por uma decisão já tomada anteriormente, conforme afirmou o gerente- geral no evento:

“A decisão dessa faixa de preço em 2011 nos ajudou a quadruplicar nosso crescimento. Temos 27% de participação no mercado de notebooks, aparelhos que respondem por 63% das vendas no Brasil”, mas na prática significa um controle de preços no mercado.

O processador é 29% mais rápido que o anterior, e com isto a bateria pode durar bem mais chegando até 12 horas se a máquina em “stand by”.

Os chips devem ser usados em ultrabooks, mas poderão estar nos tablets e smartphones.

Mas uma linha ainda mais poderosa chamada Opteron 6200, ou ainda “Interlagos”, com 16 núcleos (cores) serão de 25% a 30% mais rápidos que os anteriores Opteron 6100, que tinham 12 núcleos de processamento, sendo indicado para servidores e recebeu prêmios no início do ano segundo analistas (cf Analysts Choise Award), a série chega a 20% a mais de performance em total e quase 40% acima do desempenho de operações de ponto-flutuante em relação aos concorrente, além de ser mais barato.

 

Criado o primeiro GPS para cegos

29 jun

Com a adoção de GPS em celulares, a função está se tornando cada dia mais obrigatória, em grandes centros são importantes para verificar áreas de congestionamento, monitorar ou rastrear caminhos e lugares, localizar amigos ou parentes, quando são ativados programas que permitem pessoas compartilhar a geolocalização.

Agora, pesquisadores de Universidade Autônoma de Barcelona criaram o primeiro GPS para cegos, chamado OnTheBus, um aplicativo por enquanto disponível para Android e que poderá ser usado para viajar em grandes cidades.

Os pesquisadores informaram para o site da UAB, que seus é de um projeto universal que permite torná-lo adequado para pessoas com deficiência visual, auditiva ou deficiências cognitivas de qualquer nacionalidade e local, mas atualmente está disponível em inglês, italiano, espanhol e catalão. OnTheBus apresenta uma bússola e um acelerômetro e um suporte para sistema de posicionamento global, reconhecimento de voz, e uso das tecnologias de 3G ou Wi-Fi gratuitas.

O aplicativo fornece uma lista de rotas ótimas, o usuário faz uma escolha, e, em seguida, o aplicativo orienta o usuário para a paragem de autocarro mais e indica a quantidade de tempo restante até o ponto de ônibus

Uma vez no ônibus, o aplicativo informa ao usuário o número de paradas, sinais quando é hora de apertar o botão para sair, e continua a orientar o usuário para o destino. um aplicativo disponível no Google, e testaram em Barcelona, Madrid e Roma, e em breve em Helsinqui, Valencia e Zaragoza.

A equipe também quer incorporar outros serviços de transporte, como táxis, usar técnicas de realidade aumentada para localizar sinais de parada de caminhada e de paradas de transportes públicos, e também preveem a integração de redes sociais.

 

Cibercrime de 78 bilhões de dolares

28 jun

As notícias indicam que os ladrões usaram dois softwares avançados de instalação de vírus em computadores (Zeus e SpyEye) e executaram a ação em 60 bancos de 3 continentes.

Segundo o site FoxNews, os ataques ocorreram na Itália, Colômbia, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Estados Unidos.

Embora as versões de antivírus fossem eficientes para versões anteriores destes vírus, as versões atuais capturam qualquer login em bancos e fazem automaticamente a transferência de fundos da pessoa que está logada (conectada) ao banco fazendo alguma operação, para contas espalhadas pelo mundo que são de cúmplices dos ladrões cibernéticos.

A notícia foi divulgada na terça feira pelas empresas de segurança McAfee e Guardian Analytics, mas a empresa japonesa Trend Micro já estava pesquisando os roubos semana passada.

Segundo o diretor de pesquisa da McAfee Dave Marcus: “Algum dos desenvolvedores desse sistema dispõe de conhecimento especializado quanto aos sistemas dos bancos”, indicando que o vírus é sofisticado, pessoalmente nunca fiz operações bancárias em micros.

 

Site inglês diz o que você está fazendo

27 jun

Criado por Callum Haywood, o site We know what you’re doing… (Nós sabemos o que você está fazendo…) reúne informações que são de dar medo, pode te viajar o tempo todo e dar o relatório, usando as seguintes perguntas agregadas no Facebook e Foursquare e construindo uma base de dados com as questões:
– Quem quer ser demitido?
– Quem está de ressaca?
– Quem está usando drogas?
– Quem tem um novo número de telefone?

Haywood chama isto de uma “experiência” vai fazer na prática você pode estar compartilhando coisas demasiadamente pessoais e talvez seja bom você verificar alguns controles de privacidade em especial do Facebook que é muito usado no Brasil.

Mas Callum deixou claro, que ao menos por enquanto, as informações publicas ali só se tornarão públicas pelos próprios usuários, ou seja: “Toda a informação no site é obtida a partir de APIs (sigla para Application Programming Interfaces), por exemplo, a API do Facebook fornece de boa vontade todos os tipos de informações pessoais sobre os usuários que não as configurarem como privativas”, conforme notícia no site TheNextWeb.

 

Depois do Apple TV vem aí o Google TV

26 jun

Apelidado nas notícias de internet de NSZ-GS7, a Google TV, o aparelho será lançado oficialmente em 22 de julho por US $ 199, mas a Sony já abriu pré-encomendas para o dispositivo usado para as conexões em seu mercado online, mas na Europa.

A empresa revelou que o NSZ-GP9, que adiciona suporte Blu-ray para a integração TV Google. só chegará às lojas “a tempo para a temporada de férias”, significa final de agosto na Europa, e estará à venda por US $ 299.

Mas Google TV tem sido uma decepção para os clientes que estavam esperando por mais da plataforma mais avançada que a Apple, o serviço foi desenvolvido inicialmente para expandir a capacidade de ser usado em uma sala de estar, trazendo tudo de uma pessoa de conteúdo de home theater em uma única plataforma.

Mas o Google TV tem encontrado problemas com o apoio de terceiros e a integração de DVR (gravadores de videos digitais) que realmente só funciona para assinantes da Dish Network, uma empresa de transmissões de satélites, e com isto foi sendo empurrada para um mercado de nicho.

 

Windows 8, tablets e híbridos

25 jun

Já nem acostumamos com a interface pronta para tela de toque (nem todo mundo tem ainda um tablet ou um híbrido) e a empresa de Bill Gates já anuncia nova entrada no mercado: o seu Surface.

O Surface, tablet da Microsoft foi feito para concorrer com o iPad, e deverá vir inicialmente equipado apenas com conexão Wi-FI de curto alcance, sem acesso às redes 3G e 4G.

Mas mistura de tablets e notebooks chamada de híbridos com a plataforma do Windows 8 pode dar um novo fôlego para a sempre competitiva Microsoft.

Já anunciamos que temos novos híbridos no mercado, como o novo ASUS Taichi e o Lenovo Yoga (veja no ZDNet) e muitos outros tipos de diferentes tablets-ultrabooks.

A maioria dos híbridos parece estar conquistando o mercado, mas o que a empresa do Windows acreditando é que as pessoas possam gostar do Windows 8 e com isto comprar os seus novos híbridos.

Agora com Androids e IOs, o que parece estar a mutação do mercado já pode ter acontecido, mas muitas vezes no passado alguns ambientes que poderiam ter emplacado não emplacaram.

 

As redes sociais, as eleições e valores

22 jun

Para quem pensava que os valores éticos e morais já eram, que entramos na era do vale tudo, não deve ser sensível as redes sociais e aos milhares de grupos, blogs e redes que procuram buscar os valores que podem e devem transformar a vida dos seres humanos, muito mais quando se falam de políticas e eleições.

Embora o jogo bruto da política e os interesses ainda falam alto, o fato novo é o recente episódio da renúncia da ex-candidata a vice-prefeita, repercutiu desde a origem (Erundina declarou que percebeu o fato político nas redes) mostram que as redes estão atentas e quase nada escapa aos olhos da multidão.

Depois do fato a deputada Erundina foi mencionada 17.274 vezes por 9.162 usuários do Twitter das 18h do dia do evento (19.jun.2012) até as 13h do dia seguinte (20.jun.2012).

Só por comparação, o nº de menções equivale a 8% dos 214,1 mil votos que a deputada teve na eleição de 2010, isto sem falar de outros, como o cronista esportista Milton Neves que citou e “elogiou a deputada para os seus 408.000 seguidores”, ou um (twitter) de Belo Horizonte que twitou 74 vezes para seus 232 seguidores, segundo a Bites Consultoria.

O fato é que as redes parecem desempenhar um papel novo e importante na política, livre e longe das manipulações e principalmente longe do jogo e das jogadas políticas eles podem ter um papel de catalizadores de opiniões realmente verdadeiras da população.

 

As mudanças na Ti devido as nuvens e gerentes

21 jun

Este é o resultado de uma reunião recente de um grupo de Interesses Especiais da ACM sobre Gerência de Sistemas de Informação da Society for Information Management, do qual participaram quatro diretores de Informação, que compartilham no mundo real da Tecnologia da Informação e não apenas em estudos teóricos.

Tim Schaefer gerente da Northwest Mutual disse que os consultores financeiros estão ansiosos para adotarem tecnologias que posam ajudar a empresa, afirmou: “Eu estou em todos os tipos de configurações onde nunca esperaria estar para transformar usando a tecnologia” disse para Information Week.

Segundo ele existem três tipos principais de usuários de TI, um deles é o usuário final das empresas, mas também existem os provedores de serviços e os criadores, um terceiro tipo está nos operadores de infraestrutura de data centers, tanto para aplicações em nuvem como para a Web.

O gerente de controle da Johnson Controls, líder mundial em bateria de caros , Colin Boyd faz uma analogia interessante para explicar o uso incorreto de tecnologia, ao sugerir que baterias sejam vendidas em telas digitais, o que poderia aumentar o custo pela escolha errada da bateria e fazendo com que as pessoas cometessem erros na compra.

Todos estes quatro gerentes surgiram através das fileiras de programação, mas percebem que o panorama mudou e que em organizações de TI não eram radicalmente diferentes dos de fornecedores de tecnologia de hoje: “Acho que você tem de classificar diferentes tipos de TI”, disse Boyd.

Denis Edwards gerente da Manpower, que faz aplicativos para Web, disse que seu povo está morrendo de medo de computação em nuvem, preocupado que vai colocar as operações de TI fora da empresa. Assim, Edwards primeiro tranquiliza-os que as empresas ainda precisam de conhecimento de TI para entender a complexidade acontecendo em infra-estrutura de nuvem. Mas ele também insiste que sua equipe de reconhecer que a nuvem faz sentido.

Aurora Philip gerente da Health Care pensa que vai ser difícil os profissionais de TI mudarem rapidamente de mentalidade e os tecnólogos e as nuvens estão fazendo o mercado mudar pois muitas operações ficarão fora da empresa, outro gerente Denis Edwards da Manpower vê que há um reconhecimento que a nuvem é uma boa ideia e que coloca algumas “amoras” fora da empresa.

 

As aves já conhecem as redes sociais

20 jun

Um dos trabalhos importantes para se entender o funcionamento das redes, tem muito confusionantes poraí, foi o trabalho de pesquisadores que queriam saber por que os grilos fazem cris-cris em harmonia, Duncan Watts, então estudante da Cornel University, detectou a realidade dos “mundos pequenos” e mais tarde trabalho a ideia orientado por Steven Strogatz escreveram um trabalho publicado na Nature afirmando se estamos conectados em rede, com um máximo de 6 graus de separação chegarem a qualquer ponto da rede.

Este fato ficou conhecido como “Mundos Pequenos”, agora pesquisadores da Universidade de Oxford desenvolveram uma maneira de analisar se outros bichos também “trabalham” em rede, observando um milhão de pássaros selvagens chamados chapins (Parus Major), em estudo publicado recentemente.

Eles afirmam que foi possível identificar automaticamente que os períodos de atividade social mais intensa dos pássaros, eles possuem “amigos”, mas também se relacionam com transeuntes, tentando identificar quem são os membros de um mesmo grupo e quais aves vão regularmente ao encontro de outras em “eventos”, informou o pesquisador Ioannis Psorakis.

O trabalho pode ajudar a entender como a informação se espalha entre as populações animais, afirmou Psorakis ao site da Oxford e acrescentou: “Nossa abordagem faz com que seja possível olhar para enormes quantidades de dados sem ter que decidir o tempo de resolução é melhor para extrair significado – o modelo avalia isso automaticamente. Este é apenas o primeiro exemplo de como zoólogos estão começando a utilizar o nosso método para explorar redes sociais de animais em um contexto de ‘grandes dados’ (bid data) “.

Os primeiros resultados do trabalho sugerem que as aves individuais não participam em bandos de forma aleatória, mas tem uma predileção de interação a membros da população.

Na abordagem está sendo usado não só indivíduos parecidos, mas também em uma mistura de selvagem de aves, explorando a sociabilidade dos animais a nível interespécies.

Bebedouros de aves foram usados na aprendizagem social, os pesquisadores informam que o seu hábito de bicar garrafas de leite abertas para ter acesso ao creme interior se espalhou rapidamente pela Inglaterra em meados do século 20.

A equipe de pesquisa é liderada pelo professor Ben Sheldon do Departamento de Zoologia e Professor Stephen Roberts, e pelo Dr. Iead Rezek do Departamento de Engenharia e Ciência, da Universidade de Oxford.

 

EUA voltam a liderar supercomputadores

19 jun
    Em evento (International Supercomputer Conference) realizado ontem em Hamburgo, Alemanha, foi anunciado que o computador americano Sequoia do modelo IBM Blue Gene/Q, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, atingir os 16,32 petaflops (peta = 1024 Tera, flop = operações de ponto flutuante, ou seja, números reais com precisão variável), enquanto o líder anterior o japonês Computer K (veja no ZDNet) tinha 10,5 petaflops de velocidades.
    ´
    Um ano atrás noticiamos que o sistema chinês Tianhe-1A do Centro Nacional de Supercomputação de Tianjin tinha alcançado o primeiro lugar com uma velocidade de 1,76 petaflops (veja nosso post), mas logo foi destronado pelo Computer K, o chinês agora tem 2,57 petaflops e é o terceiro da lista.

    A lista dos Top500 foi publicada ontem na Conferência Supercomputação de Hamburgo e esta edição, que é publicada duas vezes ao ano, mostra que a Intel está caindo e a IBM recuperando o terreno perdido por uma década, enquanto os EUA tinho perdido a liderança a três anos.

    Mas os novos chips IBM escondem um romance de conexão com a Fujitsu, aponta o site Tech News, mas a Intel continua forte, pois aparece na lista de Junho em 372 sistemas de alto desempenho, que é 74,4 do total, embora tenha caído dos 384 do ranking de novembro do ano passado.

    Agora a IBM já tem 58 participações em sistemas contra os 49 do ano passado, que significa um aumento de 11,6 por cento.